quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Depressão nos jovens


Um problema pouco reconhecido entre os jovens.
As pessoas tendem a pensar na adolescência como um período difícil, turbulento, com variações do humor e crises emocionais. Os adolescentes realmente deparam-se com várias situações novas expressões sociais quando se aproximam da idade adulta e, para alguns, este período de transição é muito difícil. Muitas pessoas, consideram estas flutuações do humor e as mudanças no comportamento como uma fase normal da adolescência. No entanto, há evidências de que estes problemas não fazem parte necessariamente, do processo normal de amadurecimento. Na verdade, para muitos adolescentes, sintomas como descontentamento, confusão, solidão, incompreensão e atitudes de rebeldia podem indicar depressão. Durante muitos anos, acreditou-se que os adolescentes não eram afectados por esta doença, mas actualmente os especialistas sabem que os adolescentes são tão susceptíveis à depressão quanto os adultos. Em todas as faixas etárias, a depressão é um distúrbio que deve ser encarado seriamente. Ela pode interferir de maneira significante na vida diária, nas relações sociais e no bem-estar geral. Nos casos mais graves, a depressão pode levar ao suicídio. Infelizmente, nos últimos trinta anos, o índice de suicídio entre adolescentes triplicou. Felizmente, a depressão no adolescente responde bem a vários programas de tratamento.

A depressão é um mundo solitário. As alterações no cérebro que afectam as emoções podem também afectar a capacidade mental. Isso quer dizer que é fácil ter pensamentos negativos, e pode ser difícil concentrar-se ou tomar decisões quando se está deprimido. Problemas físicos também podem ocorrer em pessoas deprimidas. Algumas têm dificuldade em dormir ou acordam muito durante a noite. Outras querem dormir o tempo todo. A depressão também pode fazer com que alguém perca o apetite ou queira comer o tempo todo. Pode querer comer muitos doces. Outros têm dores de estômago, constipação, dor de cabeça que não passa com nada, suores,taquicardia ou outro sintoma físico.


Reflexão:
Infelizmente, a depressão é um problema cada vez mais comum na nossa sociedade. Depende de nós mudar, estas estatísticas, ajudando os outros e nunca os deixar virar as costas à vida….

Sem comentários:

Enviar um comentário